Grupo de Cavaquinhos do Orfeão de Almeirim
No seio do Orfeão de Almeirim, surge em 2013 o Grupo de Cavaquinhos do Orfeão de Almeirim.
Fruto da disponibilidade do diretor musical do Orfeão, o maestro Prof. Abílio de Almeida Figueiredo, e dos coralistas que ambicionavam aprender a tocar aquele que é o instrumento base do grupo: o Cavaquinho.
Não fosse um instrumento musical tão português o grupo trabalha no seu primeiro ano de vida para honrar a execução de peças de carácter popular, atuando pela primeira vez em junho de 2014 nas festas da Cidade de Almeirim.
A visibilidade do grupo atrai então músicos e aspirantes a músicos de diversas idades que enriquecerão o grupo com outros instrumentos como a viola-baixo, o acordeão, a harmónica, ferrinhos, bombo, entre outros, preservando sempre a base do grupo, o Cavaquinho, e o repertório, com músicas das mais diversas regiões de Portugal, nunca esquecendo as raízes ribatejanas e a alegria das suas gentes.
Vindos da terra do melão e da sopa da pedra, o grupo já percorreu no seu pequeno percurso de vida algumas terras do nosso país destacando-se as atuações na Cesta d’Artes no Centro Cultural Mário Viegas - Santarém, na Festa do Bodo em Azinhaga, nas Festas de Santana do Mato, no I Encontro de Música Tradicional na Lapa – Cartaxo, no II Encontro de Cavaquinhos em Alcáçovas, na 41º. Festa dos Fazendeiros - 2015 em Pontével, contando ainda com atuações na Romeira, no Vale de Santarém, Abitureiras e Fontainhas.
Atualmente, dirige o grupo o Maestro Prof. Abílio de Almeida Figueiredo que acumula funções de regência dos Coros Juvenil e Adulto do Orfeão de Almeirim, ensinando e aperfeiçoando a técnica dos músicos executantes do grupo.