Fundado a 5 de Janeiro de 1993 no seio da Banda Marcial de Almeirim, em Fevereiro do ano seguinte organizou-se como Associação Cultural legalizada, com escritura, estatutos e regulamentos próprios. Em 1997 tornou-se associado do INATEL e, em 1999 alcançou o estatuto de Utilidade Pública.
O Orfeão de Almeirim é formado pelo Coro Adulto, composto por cerca de 30 elementos das mais variadas camadas etárias e profissionais, e o Grupo Juvenil, criado em 1996, e que conta actualmente com cerca de 16 elementos com idades compreendidas entre os 6 e os 16 anos.
A Associação desenvolve uma intensa actividade cultural, organizando anualmente os concertos de Natal, Primavera, Verão, Encontro de Coros Polifónicos e Encontro de Coros Juvenis, e mantendo ainda viva a tradição do Canto das Janeiras pelas ruas do concelho.
Tanto o Coro Adulto como o Juvenil têm participado em concertos de norte a sul do país, normalmente em regime de intercâmbio cultural. O Coro Adulto participa, ainda, em cerimónias religiosas, concertos de solidariedade e em casamentos, sempre que para tal é solicitado.
Entre as mais importantes realizações do Coro Adulto destacamos as deslocações ao estrangeiro, em regime de intercâmbio cultural, com o Grupo Coral de Milevsko (República Checa, em 1995, 2000 e em 2007), com o Coro de Luca (Milão, Itália, em 1996) e com o Ensemble Vocal “Coloquinte” (França, em 2002).
Destacamos também a viagem até Santiago de Compostela – Espanha, em 1997, com participação numa missa de Domingo na Catedral. Igualmente importantes foram as duas viagens à Ilha da Madeira, em 2006 e 2009, sendo a primeira em intercâmbio com o Grupo Coral da Casa do Povo de Santa Cruz, para actuações em Boaventura, Ponta do Sol e Santa Cruz, e a segunda para participação no XII Festival de Coros de Natal do Funchal a convite do Orfeão Madeirense. A Ilha de São Jorge, no Arquipélago dos Açores, foi o cenário da última grande viagem, em Intercâmbio Cultural, que o Orfeão realizou, tendo decorrido em Abril de 2011 a convite do Grupo Coral da Santa Casa da Misericórdia da Vila das Velas.
Hélder Vitória Mação, já falecido, foi o maestro que, desde a fundação, dirigiu e ajudou a crescer o Orfeão, tendo cessado funções em 1999. Desde esse ano, e até Junho de 2008, a maestrina Fátima Cotrim foi a responsável artística pelos dois coros da Associação. Actualmente, dirige os Coros Adulto e Juvenil o maestro Abílio Figueiredo.