O Maestro
Abílio de Almeida Figueiredo iniciou a sua experiência musical na Sociedade Filarmónica Cartaxense em 1968, com sete anos de idade na qualidade de instrumentista. Em 1978, integrou o curso internacional de Animadores Musicais promovido pela Fundação Caloust Gulbenkian. Em 1980, frequentou o Curso de Aperfeiçoamento Musical, na Azambuja com os professores Marcos Romão e Emídio Coutinho. Ingressou no Conservatório Regional de Tomar onde completou o Curso Geral de Composição com aprovação às disciplinas de Formação Musical, Acústica e Trombone. Transferiu-se posteriormente para o Conservatório Nacional em Lisboa, concluindo aí o sexto ano de Formação Musical com a classificação de dezasseis valores. No mesmo local frequentou o Curso Superior de Composição com o professor Álvaro Salazar.
Frequentou recentemente o curso de direcção de orquestra de sopros promovido pelo Ateneu Artístico Vilafranquense sob a direcção do maestro Délio Gonçalves. Desempenhou o cargo de Professor e Director Pedagógico das Escolas de Música da Sociedade Filarmónica Cartaxense e da Associação Recreativa e Cultural de Almoster. É professor efectivo de Educação Musical no Ensino Básico desde 1987.Posteriormente cursou no Conservatório Regional de Santarém canto e piano com o professor Fernando Serafim e a professora Gilberta Paiva respectivamente. Foi elemento fundador do Grupo Coral Alla Brevis do Cartaxo onde permaneceu durante seis anos na qualidade de coralista e Colaborador na Direcção Artística. Tem frequentado diversos cursos nacionais e internacionais de Direcção Coral, Técnica Vocal e Análise com professores como Antoon de Beer, Marteen Van Tilburg, Edgar Saramago, Fernando Santos, Teresita Gutierres Marques, Paulo Brandão, Luís Bragança Gil, entre outros.
Editou em pareceria com outro autor, manuais escolares da disciplina que rege na editora Santillana-Constância. Integra a Bolsa de Formadores do Instituto de Emprego e Formação Profissional, tendo leccionado em diversos cursos de formação. É licenciado em Educação Musical pela Escola Superior de Educação de Lisboa cujo currículo disciplinar integra disciplinas plurianuais de Regência Coral e Técnica Vocal entre outras. Dirigiu de 1997 a 2009 o Grupo Coral Cant’arte da Casa do Povo de Pontével. Dirige os Grupos Corais Adulto e Juvenil do Orfeão de Almeirim desde Setembro de 2008, e, desde 2013 o Grupo de Cavaquinhos desta associação.